sexta-feira, 20 de maio de 2011

Guerra Fria

"Dia 6 de agosto de 1945. Um bombardeiro norte-americano chamado,Enola Gay jogou sobre a cidade japonesa de Hiroshima um bomba atômica. (...)Três dias depois, outra bomba, apelidada  de Fat Man, era atirada contra a cidade de Nagasaki. As bombas eram resultados de pesquisas feitas desde o início da guerra, no chamado Plano Manhattan.
Os efeitos das bombas foram devastadores e aterrorizantes. Metade da população das duas cidades teve morte imediata. Em um raio de quatro quilômetros, praticamente 90% da população de Hiroshima e 74% de Nagasaki sofreram queimaduras graves. (...) Há estimativas de que o número de mortos nas duas cidades ultrapassou 300 mil pessoas. Outras milhares morreram depois, vítimas da radiação, da fome e de doenças.
O ataque foi ordenado pelo presidente norte-americano Harry Truman, sob a alegação de que apressaria o final da guerra, ao obrigar os japoneses a aceitarem a derrota militar. Naquele momento, o Japão não tinha condições de continuar o conflito, mas nada indicava uma rendição(...) A ideia era acabar com a guerra, mas também impedir que os soviéticos avançassem na região do Pacífico.
As bombas atômicas que explodiram nas cidades japonesas inauguraram um novo conflito que marcou a história do século XX: a Guerra Fria.
Nas décadas seguintes, EUA e URSS se enfrentariam em todas as áreas- econômica, política, ideológica, cultural e até esportiva-, embora nunca tenham travado uma guerra frontal. Possuidores de arsenais atômicos comcapacidade de destruir o planeta várias vezes, uma guerra entre esses dois países poderia significar a extinção da espécie humana. O antagonismo entre norte-americanos e soviéticos durou 45 anos, deixando marcas na vida de milhões de pessoas. Foi encerrado em 1991, quando a URSS deixou de existir."

Fonte: História - vol.3 - Autores: Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos

           Paz Armada
              Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos  países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

            Corrida Espacial
            EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos  corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Caça às Bruxas
Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo.Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.
Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro"
Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro". 

Plano Marshall e COMECON
As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 

Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário